História Geográca, Política e Religiosa de Ibiapina

 

DADOS GEOGRÁFICOS

LIMTES DEMOGRÁFICOS

Área do Município:                                414,902 Km2

Norte:                                    Ubajara
Área em relação ao Estado:                             0,23% Sul:                                São Benedito
Altitude:                                                      878,42m Leste:                                   Mucambo
Latitude:                                                          40º53' Oeste:                         Estado do Piauí
Mesoregião:                                 Noroeste Cearense População:               23.810 habitantes
Microregião:                                                Ibiapaba Distancia p/Capital:                  360 Km

  

*O município de Ibiapina foi primitivamente notável reduto e aldeia do Chefe Diabo Grande, chefe da poderosa nação Tabajara, cujos domínios se estendiam no cimo da Serra Grande. Pertencia à Capitania do Piauí, passando, em 1741, à jurisdição do Ceará. Fatos de suma importância se desenrolaram no território de Ibiapina; Pero Coelho de Souza, português de nobre família, filho dos Açores, em 1603 veio para as terras do Ceará Grande e, não resistindo à tentação de subir à Serra da Ibiapaba, conhecida como a terra da Promissão, veio ter à Ibiapina, passando pela Aldeia de Irapuan (Viçosa do Ceará).

*Toda a Serra de Ibiapaba era dominada por dois poderosos e temíveis chefes indígenas: Diabo Grande e Mel Redondo.

*Vários combates foram travados e, nos primeiros se sobressaía a figura de Martins Soares Moreno. Pero Coelho, tendo em vista a conquista do alto da serra combateu ferrenhamente contra Diabo Grande, cuja aldeia estava localizada no local onde hoje se ergue a cidade de Ibiapina. Pero Coelho foi quem primeiro dominou a Ibiapaba.  Após Pero Coelho, outra missão se segue, Partindo de Pernambuco os padres Luiz Figueira e Francisco Pinto foram para a Serra da Ibiapaba onde tiveram o primeiro contato com Irapuan de onde seguiram para a Aldeia de Diabo Grande, tendo-lhes servido de guia Diabo Ligeiro. Os dois missionários conseguiram dominar os silvícolas, erguer capela, fundar escola e pacificar os mais exaltados.

*A Missão Jesuítica foi o ponto de partida para a fundação da futura vila de Ibiapina, que apesar das lutas constantes, extinguindo-se e renascendo, consolidou

*se o domínio e a pacificação dos nativos, resultando na definitiva edificação do arruado de 1820. Em 1833 a povoação de São Pedro de Ibiapina foi transformada em distrito de Paz, criado com a denominação de São Pedro de Ibiapina, por ato provincial de 18-03-1842, subordinado ao município de São Benedito.

*Elevado à categoria de vila com a denominação de São Pedro de Ibiapina, pela lei provincial nº 1773, de 23-11-1878, desmembrado de São Benedito. Sede no núcleo de São Pedro de Ibiapina. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-07-1879,   

*Pela lei municipal nº 10, de 03-08-1893, e por lei estadual de 22-08-1893, são criados os distritos de Araticum, Jacaré e Mucambo, com terras desmembradas do município de Ubajara e anexados a vila de São Pedro de Ibiapina.

*Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, a vila é constituída de 4 distritos: São Pedro de Ibiapina, Araticum, Jacaré e Mucambo.

*Pela lei estadual nº 1279, de 24-08-1915, desmembra do município de Ibiapina os distritos de Jacaré e Araticum, sendo seus territórios anexados ao município de Ubajara.

*Pelo decreto estadual nº 193, de 20-05-1931, é extinta a vila de São Pedro de Ibiapina, sendo seu território anexado ao município de São Benedito. Elevado novamente à categoria de vila com a denominação de São Pedro de Ibiapina, pelo decreto nº 1156, de 04-12-1933.

*Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, a vila é constituída de 2 distritos: Ibiapina e Mucambo.

*Elevado à condição de cidade com a denominação de Ibiapina, pelo decreto estadual nº 448, de 20-12-1938. Sob o mesmo decreto é criado o distrito de Gameleira e anexado ao município de Ibiapina ex-São Pedro de Ibiapina.

*No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o município é constituído de 3 distritos: Ibiapina, Gameleira e Mucambo.

*Pelo decreto-lei estadual nº 1114, de 30-12-1943, o distrito de Gameleira passou a denominar-se Murereíba

*Em divisão territorial datada de 1-07-1950, o município é constituído de 3 distritos: Ibiapina, Mucambo e Murereíba.

*Pela lei estadual nº 1153, de 22-11-1951, o Distrito de Murereíba passou a denominar-se Santo Antônio da Pindoba.

*Pela lei estadual nº 2160, de 12-12-1953, desmembra do município de Ibiapina o distrito de Mucambo. Elevado à categoria de município.

*Em divisão territorial datada de 1-07-1960, o município é constituído de 2 distritos: Ibiapina e Santo Antônio da Píndoba ex-Murereíba.    Assim permanecendo em divisão territorial datada de 17-I-1991.

*Pela lei municipal nº 42, de 04-09-1991, é criado o distrito de Alto Lindo e anexado ao município de Ibiapina.

*Em divisão territorial datada de 1-06-1995, o município é constituído de 3 distritos: Ibiapina, Alto Lindo e Santo Antônio da Pindoba. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2003.

*Pela lei nº 164/2001, de 08 de novembro de 2001, , é criado o distrito de Betânia e anexado ao município de Ibiapina.

*Em divisão territorial datada de 2005, o município é constituído de 4 distritos: Ibiapina, Alto Lindo, Betânia e Santo Antônio da Pindoba

*Reza a história que a antiga capela dedicada a São Pedro foi construída em 1607, com a chegada do jesuíta Francisco Pinto e Luís Figueira, mas esta não deixou sinais no local. Com certeza, nova capela foi iniciada em 1875. Com o término da construção da igreja, Ibiapina, no dia 09 de agosto de 1882, é elava a categoria de paróquia, por lei provincial.

*Em 24 de agosto de 1942, Monsenhor Melo iniciou a construção da nova matriz, inaugurada a 03 de outubro de 1944, faltando somente a torre. Esta foi iniciada em 1955 e concluída em 1958. A matriz passou por significativas reformas nos anos de 1983 a 1993.

*Segundo José de Alencar, no livro "Iracema", nota, é oriundo de ibi, terra e apina, tosquear: - "terra tosqueada". para outros compõe-se de ibi, terra, e apina, limpa, ou seja, despida de vegetação.

 

PREFEITOS E INTENDENTES:

 

Tenente José Rufino Pereira; Coronel; Lupércio Antônio Coelho de Albuquerque; Vespasiano  José de Sales; Antonio Celso de  Jordão; Tenente José Gomes Ferreira Torres; Capitão José Jacó de Sá; Padre Francisco Cândido de Vasconcelos; João Ximenes de Melo; Francisco de Paula Mouta; João Ferreira Gomes; Padre Antônio  Cândido de Melo; Inácio Francisco Pontes;Capitão José Zeferino de Melo; Pedro Aragão de Ximenes; José Alprim do Nascimento; Doutor Antônio Aquiles Arrais; Coronel Pedro Ferreira de Assis; Vicente do Monte Aragão; Pedro Ximenes de Aragão; Álvaro Soares e Silva; Francisco Correia de Vasconcelos; Francisco Ponte Ibiapina; Pedro Aragão Ximenes; Rafael Cláudio de Araújo; Doutor Antônio Fernando Melo; Moysés Aarão Ibiapina; Pedro Aragão Ximenes; Pedro Sabino Gomes; Pedro Aragão Ximenes; Pedro Sabino Gomes; Doutor Antonio Correia Saraiva; Francisco Luiz de Sousa; Luiz Bezerra de França; Francisco Hélio Linhares; Dr. Orismar  Wanderley Diniz; Maria das Graças Gomes Linhares; Maria das Graças Gomes Linhares; Dr. Orismar Wanderley Diniz;; Manoel Rosendo César Júnior (15 dias), Marcos Antonio da Silva Lima.

 

História Religiosa:

 

*Reza a história que a antiga capela dedicada a São Pedro foi construída em 1607, com a chegada do jesuíta Francisco Pinto e Luís Figueira, mas esta não deixou sinais no local. Com certeza, nova capela foi iniciada em 1875. Com o término da construção da igreja, Ibiapina, no dia 09 de agosto de 1882, é elava a categoria de paróquia, por lei provincial.

*Em 24 de agosto de 1942, Monsenhor Melo iniciou a construção da nova matriz, inaugurada a 03 de outubro de 1944, faltando somente a torre. Esta foi iniciada em 1955 e concluída em 1958. A matriz passou por significativas reformas nos anos de 1983 a 1993.

 

*VIGÁRIOS: Padre Pedro Cavalcante Rocha; Padre Primênio Freire das Virgens; Padre Francisco Téotime de Maria Vasconcelos; Padre Manuel Lima de Araújo; Padre Tomé Alves de Carvalho; Padre Francisco Inácio da C. Mendes; Padre Francisco Cândido de Vasconcelos; Padre Joaquim Severiano de Vasconcelos; Padre Francisco Leopoldo Pinheiro Fernandes; Padre Doutor Bernardino Ferreira Antero; Padre Bráulio Ferreira de Vasconcelos; Padre Antonio Cândido de Melo; Padre Francisco Tupinabá Melo; Padre Eriberto Rodrigues de Andrade; Padre Jose Aristide Cardoso; Padre Francisco Eudes Fernandes; Padre Jose Aristide Cardoso:; Padre Francisco Tarcísio Melo; Padre  José Prado Ponte; Padre Odilon Marinho de Pinho; Padre Frei Lucimarcos Geremias; Padre Cláudio.

 

 

Hinos

Hino da Ibiapaba

15/12/2011 20:12

 

Letra:  MAJOR  Raimundo  Soares  CUNHA
Música:  José  Maria  Fernandes

No  dorso  do  teu  solo  montanhoso
Há  um  soberbo  matagal  umbroso
Que  bem  retratas  uma  sem  par riqueza
Que  em  teu  cerne  mineral  encerra
Na  extensão  do  alcantil  da  serra
Cuja  paisagem  rica  de  beleza.
Enche  teus  filhos  de  vigor  e  encanto
Fascinados  pela  tua  grandeza.
 
Refrão

Tuas  manhãs  enevoadas ( bis )
Os  teus rios  coleantes
Tuas  matas  emaranhadas
E  os  teus  córregos  cantantes
Festejam  com  grande  amor
Fecundos  canaviais
Abundantes  cafezais
E  pomares  de  valor.
 
Ibiapaba,  como  alguém  sonhara
Da  primitiva  gente  tabajara
Hoje  teus  filhos  cada  qual  o  mais  forte
Sonham  contigo  fartos  de  louvores
E  como  um  berço  de  heróis  pensadores
Numa  valente  genial  coorte
De  ibiapabano  que  só  quer  lutar
Para  todo  o  teu  povo  libertar.
 
Refrão

Tuas  manhãs  enevoadas ( bis )
Os  teus rios  coleantes
Tuas  matas  emaranhadas
Com  teus  córregos  cantantes
Festejam  com  grande  amor
Fecundos  canaviais
Abundantes  cafezais
E  pomares  de  valor.
 
 
Itens: 1 - 1 de 1

Divisão Por Localidades do Território Ibiapinense

Conhecendo Ibiapina

10/11/2011 02:39

 

Bairros da Sede: Pedrinhas, Pimentas, São João de Baixo, São João de Cima, Raimundo Linhares, Praça do Estádio.

 

Zona Rural: Ouro, Cambito, Herval, Santa Bárbara, Campo do Meio, Goiabeira, Capela, Bilheira, Mata Frsesca, São Francisco, Cinta, Caiçara, Barro Vermelho, Fechado, Tamundé, Boa Esperança, Seis Paus, Jardim, Queimadas, Bacaba, São Gonçalo, Jacobina, Laranjeiras, Taquara, Taquaratis, Cordeiro, Curralinho, Canto Alegre, Santa Maria, Pneu, Pituba, Agudo, Pejoaba, Barrinha, Barroquinha, América, Janeiro, São João, Brejo I, Bebidas, Araçás de Baixo, Araçás de Cima, Vereda de Baixo, Vereda de Cima, Macajuba, Limão, Escondido, Moitinga, Santo Antonio, Pernambuquinho, Floresta, Benedito (Boa Água), São Pedro, Brejo II, Jurupiranga. Coruja, Paratibe de Baixo, Paratibe de Cima, São José, Paturi, Tauã de Cima, Jurema Sul, Jurema Norte, Chave de Ouro, Alto do Major, Betânia (Distrito), Tauã de Baixo, Cacimbas, Januário, Várzea, Santo Antonio da Pindoba (Distrito), Oficina, Monte, Serra do Nazaré, Revedor, Algodões Lagoinha, Santa Tereza I, Santa Tereza II, São Bento, Alto Lindo (Distrito) 

Mais Detalhes

Geografia Detalhada

09/11/2011 15:23

 

Clima

Tropical quente semiárido com pluviometria média de 1.684 mm com chuvas concentradas de janeiro à abril. O clima na região é ameno, diminuindo a temperatura entre junho-julho.

Hidrografia e Recursos Hídricos

As principais fontes de água são os rios Pejuaba e Jaburu; os riachos Jaburu, Levagem, Olho d'Água, das Palmeiras, Pejuaba, Pituba e São Domingos.

Relevo e Solo

Localizado no centro da  Serra da Ibiapaba , a principal elevação enconta-se na localidade de Mata Fresca, que fica a 970 metros acima do nível do mar.

Vegetação

A vegetação da região faz parte da flora da Serra da Ibiapaba, que possui a caatinga como predominante, a floresta atlântica, a floresta subcaducifólia amazônica e o cerrado.

Fauna

A fauna possui animais como o mocó, o macaco-prego, o mico-estrela, o tamanduá-mirim, a cotia e mais de 120 espécies de aves.

Subdivisão

O município é dividido em quatro distritos: Ibiapina (sede), Alto Lindo, Betânia e Santo Antônio da Pindoba.

Economia

A economia é baseada na:

- Agricultura: café, banana, cana-de-açúcar, mandioca e feijão

- Pecuária: bovinos, suínos e avícola

- Ainda encontram-se indústrias, tais como de produtos alimentares, de bebida, de madeira, de produtos minerais não metálicos e de vestuário, calçados e artigos de tecidos de couro e peles.

Turismo

O turismo é também uma das principais fontes de renda, devido as suas atrações naturais como a Cachoeira da Ladeira, o Buraco do Zeza, a Barragem dos Granjeiros, o Balneário Brisa do Ninga, a Bica Pinguruta, a Bica de Monte Belo, a Cachoeira da Curimatã, a Cachoeira do Galo, a Bica do Frade, Mirantes e a Trilhas dos Aparatos.

Itens: 1 - 1 de 1

Educação

Escolas de Ibiapina

29/11/2011 22:44
Sede: Escola Profissional Mons. Melo (Colégio das Irmãs Josefinas), Escola de Ensino Médio Mons. Melo (Estadual), Escola ....(Ibiapina), Maria Sofia Matos. Maria Luiza de Sousa, Francisca Rodrigues Gomes (Raimundo Linhares), Rita Negreiros (São João), Nossa Senhora das Graças (Pedrinhas), joão...
Itens: 1 - 1 de 1

Eventos Culturais

Comunidades Rurais

15/12/2011 19:57

Eventos Culturais

Bairros da Sede

15/12/2011 19:59