Reeleição em Ibiapina é faca de dois gumes

14/05/2012 23:54

 

 Relembrando um passado não tão distante na política ibiapinense, pesquisando e analisando a fundo o resultado das últimas cinco eleições em nosso município, cheguei à seguinte conclusão. O povo de Ibiapina é realmente apaixonado por Maria das Graças Gomes Linhares, dona Gracinha. Vejamos:

 Em 1996 com poucos recursos derrotou o candidato do doutor com maioria de mais de 500 votos. Em 2000 na reeleição, derrotou o próprio doutor com uma maioria maior do que em 1996 e em 2008 derrotou novamente o doutor só com a foto dela.

 Tai a história mostrando o potencial político desta mulher carismática, desta mulher admirada pelo seu povo, por sua simplicidade e sinceridade. Lembro-me que a eleição mais tranqüila foi a de 2000, porque na primeira administração, Gracinha transformou Ibiapina e soube como ninguém, valorizar seu povo, principalmente o mais humilde da zona rural e dos Distritos. Soube valorizar o funcionalismo público, principalmente os que fazem educação, visto que, na época, obteve a apoio absoluto desta classe e hoje a maioria deles ainda sentem saudades dos tempos dela prefeita.

 É por isso que digo. Reeleição é coisa complicada, é faca de dois gumes. Se você trabalhar honestamente e souber valorizar os anseios populares, se reelegerá facilmente, mas se você não conseguir conquistar a confiança do povo no primeiro mandato, não entre não, pois é peia na certa.

 É por isso que hoje o atual gestor vive a mendigar apoio do grupo do doutor, pois sabe ele que sozinho não dá nem pra saída, com o possível candidato da rodoviária. Pensa que é fácil se estabelecer na política? Governar é como estudar, se não fizer as tarefas direito, no final irá ser reprovado.

 É por isso que admiro esse povo ibiapinense. É um povo na sua maioria humilde, mas de valores morais incalculáveis. Não trocam suas dignidades por nada deste mundo. Conquistar 100 ou 200 pessoas com favores ou dinheiro até pode ser, mas quero ver é conquistar quase metade da população, mesmo que você tenha o dinheiro todo do mundo.

 É isso que a história tem mostrado. Que nosso povo faz sua escolha por consciência e com convicção, que a maioria absoluta dos ibiapineses carregam suas bandeiras políticas e as defendem quando necessário com unhas e dentes, e que a maioria dos eleitores não estão à venda, como se fossem mercadoria em feiras livres.